• Avaliação Docente pelo Discente

          A Avaliação Docente pelo Discente foi realizada no período de 05/11 a 07/12/2018. O processo de participação dos alunos foi realizado de forma voluntária, por meio digital, através do site da FURG. Participaram deste processo 3207 estudantes da Universidade. Essa participação tem melhorado nos últimos anos (Gráfico X7). No ano de 2008, foi realizada uma experiência em que o sistema esteve disponível on-line e depois de encerrado o período, foram aplicados formulários aos que não participaram da primeira etapa. Nesta aplicação o índice de participação foi de 45,85%. Nos anos de 2009 a 2016 a pesquisa foi realizada de forma espontânea e exclusivamente pela Internet, ficando a participação abaixo de 20%. No ano de 2017, ocorreu uma melhora na participação dos discentes, atingindo 20,6%. Em 2018, ocorreu mais um aumento chegando a 23,94%.

 

Gráfico 1 - Evolução anual da participação dos estudantes na Avaliação Docente pelo Discente

 

 

Gráfico 2 - Participação em % dos alunos por unidades acadêmicas.

 

   O processo faz parte do Programa de Avaliação Institucional, sendo realizado anualmente e abrangendo as disciplinas oferecidas no primeiro e segundo semestres dos cursos de graduação (presencial e a distância) e pós-graduação, no qual os estudantes avaliam o docente e as disciplinas cursadas no período letivo.

    Seguem abaixo, os dados gerais da pesquisa referentes à média de cada questão e à porcentagem de participação dos estudantes nos últimos 5 anos (2014 a 2018).

 

Quadro A - Avaliação Docente pelo Discente - Média por Questão - 2014/2018

 

 

Q1

Q2

Q3

Q4

Q5

Q6

Q7

Q8

Geral

FURG

%

Média

Média

Média

Média

Média

Média

Média

Média

Média

2014

17,31

8,17

7,67

7,91

8

8,14

7,98

7,61

7,98

7,93

2015

19,14

8,30

7,82

8,07

8,17

8,28

8,14

7,79

8,12

8,08

2016

16,62

8,28

7,76

8,03

8,10

8,21

8,08

7,73

8,08

8,03

2017

20,60

8,38

7,80

8,08

8,16

8,25

8,11

7,78

8,12

8,08

2018

23,94

8,58

8,04

8,32

8,39

8,49

8,37

8,04

8,35

8,32

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional/PROPLAD

 

 

Quadro B - Questões da Avaliação Docente pelo Discente

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional/PROPLAD

01. O professor apresentou, discutiu e implementou o Plano de Ensino da Disciplina: ementa; conteúdo a ser desenvolvido; objetivos da disciplina; método de ensino (atividades discentes e docentes); bibliografia (indicação de fontes de consulta ou estudo); sistema e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

02. O professor demonstra habilidade para organizar as aulas e torná-las atraentes, utilizando linguagem clara e compreensível para os alunos.

03. O professor torna evidentes os fundamentos teóricos (científicos, sociopolíticos e/ou técnicos) do conteúdo ministrado, demonstrando domínio e atualização do conhecimento, envolvimento e entusiasmo no desenvolvimento da disciplina.

04. O professor estabelece interação entre a teoria, a prática e/ou os aspectos da realidade.

05. O professor dispensa aos alunos tratamento cordial em um clima de respeito pessoal, é exigente na medida adequada, aceita críticas, opiniões e sugestões.

06. O professor mostra-se receptivo às necessidades dos alunos e cooperativo na solução de suas dificuldades com a disciplina; é acessível/disponível para orientação extraclasse.

07. O professor promove o interesse dos alunos pela disciplina, incentivando-os à investigação teórica e/ou prática, ao questionamento, à realização de leituras complementares, à participação em grupos de estudo, encontros, congressos e outras atividades extraclasse.

08. O professor elabora avaliações compatíveis (coerentes) com o conteúdo desenvolvido, discute e analisa os resultados com os alunos.

 

 


        O instrumento de avaliação do docente pelo discente consta de 8 questões quantitativas, onde o avaliando atribui uma nota de 1 a 10 ao(s) professore(s) da(s) disciplina(s) que ele cursou no primeiro e no segundo semestre do período letivo. Também faz parte do instrumento um espaço reservado para o aluno manifestar-se de forma qualitativa.

   Com relação ao resultado geral da Universidade, a questão 1 do questionário "O professor apresentou, discutiu e implementou o Plano de Ensino da Disciplina: ementa; conteúdo a ser desenvolvido; objetivos da disciplina; método de ensino (atividades discentes e docentes); bibliografia (indicação de fontes de consulta ou estudo); sistema e instrumentos de avaliação da aprendizagem" obteve a maior nota, o que ocorreu também nos anos 2014, 2015, 2016 e 2017. Já a questão 7 "O professor promove o interesse dos alunos pela disciplina, incentivando-os à investigação teórica e/ou prática, ao questionamento, à realização de leituras complementares, à participação em grupos de estudo, encontros, congressos e outras atividades extraclasse" recebeu a menor nota no quinquênio 2014/2018.

    Os resultados são disponibilizados aos docentes, discentes, coordenadores de curso, diretores de Unidades Acadêmicas e PROGRAD, de modo a subsidiar as discussões no âmbito das unidades a respeito dos resultados obtidos no período e planejar as ações necessárias para a melhoria da qualidade da prática pedagógica dos docentes da FURG.