A Coordenação de Pesquisa Institucional é o local de atuação do Pesquisador Institucional, interlocutor entre o MEC e a IES, instituído pela Portaria nº. 46, de 10 de janeiro de 2005. Cabe ao Pesquisador Institucional, entre outras atribuições, a responsabilidade pelo cadastro dos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu e as ações referentes a:
REGULAÇÃO/SUPERVISÃO
- Abertura de processos regulatórios de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos; recredenciamento institucional e para EAD;
- Acompanhamento dos prazos e orientações aos/às coordenadores(as) de curso para o preenchimento dos formulários eletrônicos dos processos avaliativos e respostas às diligências;
- Orientações e acompanhamento nas visitas in loco;
- Auxiliar os(as) coordenadores(as) de curso a realizar a avaliação dos avaliadores externos no sistema e-MEC, bem como, analisar o Relatório de Avaliação emitido pela comissão avaliadora designada pelo INEP.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
- Coleta e conferência de dados para o preenchimento do Censo da Educação Superior que servem de base para alguns processos cruciais à Instituição como: componentes para alocação de recursos da matriz orçamentária e geração de indicadores institucionais, etc;
- Validação dos dados do Censo da Educação Superior em outras IFES.
ENADE
- Verificar o enquadramento dos cursos pelo INEP na respectiva área de abrangência para a realização do ENADE;
- Realizar reuniões com os(as) coordenadores(as) dos cursos participantes do ciclo avaliativo do ENADE, falando sobre a importância do ENADE, alertando para os critérios de inscrição e o cumprimento dos prazos estabelecidos na Portaria Normativa do ciclo do ENADE;
- Acompanhar o processo de inscrição pelo(a) coordenador(a) de curso;
- Realizar reuniões com os(as) estudantes concluintes falando sobre a obrigatoriedade da realização do ENADE e do preenchimento do questionário do estudante, bem como alertá-los(as) para a responsabilidade que tem na realização da prova;
- Realizar reuniões com os(as) coordenadores(as) dos cursos após a divulgação dos(as) estudantes regulares para analisar as justificativas daqueles que não compareceram às provas;
- Realizar reuniões com os(as) coordenadores(as) dos cursos após a divulgação do conceito ENADE para discutir os relatórios de avaliação dos cursos.
Cabe também ao PI o cumprimento de demais ações solicitadas por meio da Caixa de Mensagens do Sistema e-MEC, bem como leitura e repasse de legislações enviadas pelo MEC.