APRENDER COM O PASSADO,

AVALIAR O PRESENTE

E PROJETAR O FUTURO

 

         O Programa Institucional de Avaliação e Planejamento (PIAP) da FURG está estruturado em um ciclo de 5 anos. Ele tem como objetivo principal orientar a gestão da Universidade no desenvolvimento da construção dos processos de avaliação e planejamento. No cronograma do atual PIAP, está previsto para o ano de 2023, o primeiro ano do ciclo avaliativo, a realização de um Congresso Institucional que tem como propósito criar um ambiente de discussão dos resultados obtidos durante todo o ciclo avaliativo anterior bem como das sugestões para construção do novo PDI. Esse congresso não será realmente o primeiro da FURG com esse propósito. O primeiro congresso (I Congresso de Autoavaliação) foi realizado em 2006 dentro do primeiro ciclo de avaliação da FURG. No ciclo seguinte (2010-2013) por diversos motivos a FURG não conseguiu realizar seu congresso de avaliação, entretanto para a finalização do ciclo de 2014-2017, foi realizado o II Congresso de Autoavaliação da FURG - 2017. Após a finalização daquele ciclo foi feita uma análise avaliativa que apontou a necessidade desse evento passar a ser a primeira atividade do ciclo e que fosse, ainda mais, de forma indissociável com o planejamento. Dessa forma, o que seria III Congresso de Autoavaliação passou a ser denominado de Congresso Institucional de Avaliação e Planejamento, com os seguintes objetivos: 1- Apresentar os resultados das avaliações realizadas; 2- Realizar uma avaliação do andamento do atual PDI da Universidade; e 3- Discutir as estratégias necessárias para minimizar as fragilidades identificadas.

              A realização do Congresso Institucional de Avaliação e Planejamento no formato proposto se justifica perante a necessidade de que sejam processos integrados, participativos e transparentes, atingindo todos os sujeitos que constituem os segmentos universitários e a sociedade civil, fomentando o controle social.

 

Objetivo Geral

              Realizar um debate com a comunidade universitária acerca dos seus principais problemas na realização de suas atividades bem como os caminhos que a Universidade tem que percorrer para se desenvolver.

 

Objetivos Específicos

              - Apresentar os resultados das avaliações realizadas;

              - Realizar uma avaliação do andamento do atual PDI da Universidade;

              - Discutir as estratégias necessárias para minimizar as fragilidades identificadas;

              - Discutir e propor sugestões de estratégias para o novo ciclo do PDI

 

Dinâmica

              O Congresso será realizado em 3 dias (dias 13, 14 e 15 de junho de 2023) de forma virtual por meio das plataformas StreamYard/canal da FURG no YouTube e Google Meet.

              No primeiro dia (terça-feira, 13/06/2023) ocorrerão as apresentações dos resultados da pesquisa de Autoavaliação Institucional, bem como, do andamento do atual PDI.

              No segundo dia (quarta-feira, 14/06/2023) ocorrerão os debates, na plataforma Google Meet, dos objetivos e estratégias necessários para serem incorporadas no próximo Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

              No terceiro e último dia (quinta-feira, 15/06/2023) serão apresentados os relatos das contribuições dos GTs, que serão analisados pelo Comitê Assessor de Planejamento - CAP para construção do próximo PDI (2024-2028).

             


 

Inscrições

              As inscrições para o evento acontecem via SINSC, conforme instruções a seguir:

a) Fazer a inscrição em, no mínimo 1 GT, conforme disponibilidade e interesse nos temas, que se referem aos Eixos temáticos do PDI; e,

b) Fazer a inscrição do evento, referente às atividades dos dias 13/06 e 15/06.

 

 

Certificado

              Com a participação em, no mínimo, duas atividades (um GT do dia 14/06 e apresentações do dia 13/06 ou 15/06/2023), será disponibilizado certificado de 28 horas.

 

 

Avaliação do Evento

 

              Ao final do Congresso será feita uma avaliação do evento pelos participantes na plataforma Google Forms.

 

 

               

        

   

            O II Congresso de Avaliação Institucional FURG 2017, tem como objetivo subsidiar o planejamento e gestão da universidade visando a melhoria dos processos institucionais, apontando as potencialidades e as fragilidades institucionais, de forma que possa indicar procedimentos que conduzirão a melhores resultados futuros. Tem como público-alvo a comunidade universitária desde docentes, discentes, técnico-administrativos e servidores aposentados, dos campi da FURG (Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar).

            O congresso tem como propósito criar um ambiente de discussão dos resultados obtidos durante todo o ciclo do Programa de Avaliação Institucional (PAI), de maneira a prestar contas à sociedade no que diz respeito aos processos avaliativos e realizar uma avaliação do atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para a finalização do atual ciclo 2014-2017.