Está disponível para toda a comunidade universitária, por meio do “sistemas.FURG”, os resultados da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) de 2023. Os Estudantes conseguem visualizar as médias, em cada questão, dos docentes do seu curso, dos docentes da Unidade Acadêmica do seu curso e dos docentes da FURG em geral. Os Docentes conseguem visualizar as médias para cada questão em cada uma das disciplinas em que lecionou em 2023, bem como os comentários que os estudantes fizeram na sua ficha de avaliação. A Coordenação de Curso visualiza todas as informações dos docentes que ministraram aula no seu curso e a Direção das Unidades Acadêmicas visualizam de todos os docentes da sua unidade. Além disso, a comunidade pode visualizar os resultados graficamente na página da Avaliação Institucional: https://avaliacao.furg.br/

          O propósito dessa avaliação é instrumentalizar os docentes, coordenações de curso e direções das Unidades Acadêmicas no sentido de criar mecanismos que venham contribuir para a melhoria na relação professor– aluno e na práxis do processo de ensino-aprendizagem.

          De modo geral destacam-se três resultados:

1 - Nos últimos anos, foi verificado que a média geral dos docentes da FURG aumentou, passando de 7,87 em 2012 para 8,86 em 2023.

2- Na comparação das médias por nível e modalidade de curso, verifica-se que as moires média foram obtidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), e que aos cursos na modalidade EaD tiveram uma avaliação mais baixa em comparação com os cursos presenciais nos mesmos níveis.

3 - Na análise por questão, os aspectos melhores avaliados foram o tratamento respeitoso dos docentes com os estudantes em sala de aula, o plano de ensino e o conhecimento e atualização do conteúdo; enquanto o aspecto pior avaliado foi em relação ao incentivo a participação em atividades extracurriculares.

A DAI - Diretoria de Avaliação Institucional e a CPA – Comissão Própria de Avaliação juntamente com a PROGRAD e PROPESP tem estimulado às unidades acadêmicas a debaterem internamente os resultados da ADD para que a melhoria na atuação do docente em sala de aula possa alcançar a todos os docentes.

Além disso, é muito importante salientar também que, os estudantes precisam desse retorno não só dos resultados das avaliações, em termos quantitativos, mas também tomar conhecimento de como a Unidade Acadêmica do seu curso trata os dados obtidos e quais medidas a gestão utiliza, a partir do que tem em mãos, para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, os estudantes cada vez mais se sentirão parte do processo, avaliando conscientemente o docente e aumentando os seus percentuais de participação, pois percebem que estão sendo ouvidos e estão contribuindo para o seu crescimento pessoal, profissional e crescimento da universidade como um todo.