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AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE - ADD

 

          A Avaliação Docente pelo Discente (ADD) começou na Universidade no ano de 2000. Desde então algumas mudanças foram ocorrendo nesse processo. Para melhor compreensão da sua evolução ao longo do tempo é apresentado na Tabela 1, um histórico de importantes acontecimentos na ADD e das alterações associadas no processo de autoavaliação da FURG. 

          A CPA, a partir do ano de 2017, organizou um grupo de trabalho, chamado GT ADD, para iniciar a reformulação da Avaliação do Docente pelo Discente (ADD). Esse GT ao longo do tempo teve alterações em sua composição, que ficou responsável por aprofundar o estudo desse processo e propor à CPA modificações e ajustes necessários que a tornassem mais efetiva em termos de participação dos estudantes e de melhoria do processo de ensino pelos docentes.

          Dentre as ações realizadas pela CPA em função dos estudos do GT ADD, pode-se destacar a solicitação ao CONSUN de autonomia da CPA frente à ADD, que antes era de incumbência do COEPEA. Essa solicitação foi aprovada através da Resolução 023/2018, de 07 de dezembro de 2018. No ano de 2019, houve alguns ajustes no instrumento e na periodicidade da aplicação, que passou a ser semestral. Novos instrumentos foram elaborados, adequando-os aos diferentes públicos-alvo: discentes de graduação presencial, discentes EaD (graduação e pós-graduação), discentes de pós-graduação lato sensu e discentes de pós-graduação stricto sensu. Cabe salientar que, para essas análises e ajustes na ADD, o grupo de trabalho contou com o auxílio da PROGRAD, PROPESP e SEaD. 

          Fruto desse estudo aprofundado, o GT ADD entendeu que para melhorar o processo precisaria não só se preocupar com o instrumento, a divulgação junto aos estudantes e a operacionalidade do sistema eletrônico, que sustenta os questionários e o seus resultados, mas precisava passar a atuar também na apropriação e análise dos resultados dessa avaliação por parte das Unidades Acadêmicas e das Pró-Reitorias (Figura 1). Essa necessidade ficou evidente quando em 2019, nas reuniões realizadas com as direções das Unidades Acadêmicas, muitas direções relataram dificuldades com a análise dos resultados e nas possíveis ações para melhorar a atuação dos docentes no processo de ensino-aprendizagem. Foi considerado também pelo GT ADD que ao atuar na apropriação dos resultados e análise da ADD por parte das Unidades Acadêmicas e Pró-Reitorias e com isso melhorar o processo de ensino-aprendizagem, resultaria em uma retroalimentação no grau de participação dos estudantes na ADD que por sua vez apresentaria resultados mais fidedignos e contribuiria ainda mais para a melhoria do ensino.

Figura 1 - Esquema da atuação da CPA sobre o processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) até 2019 (A) e após 2019 (B) no qual a CPA passa a atuar também sobre a apropriação e análise dos resultados da ADD por parte das Unidades Acadêmicas e Pró-Reitorias. Resumidamente, o discente avalia a atuação do docente através de um questionário disponibilizado num sistema eletrônico. Os resultados dessa avaliação ficam disponíveis para o próprio docente, para as coordenações de curso e para as direções das Unidades Acadêmicas. Até 2019, a CPA atuava apenas na qualificação do instrumento e do sistema eletrônico. Agora a CPA também passa a atuar na análise das Unidades Acadêmicas e das Pró-Reitorias.

 

Tabela 1 - Lista dos principais acontecimentos ligados ao processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) ao longo dos anos na FURG 

 

1992

O CONSUN implantou a Regulamentação de Avaliação de Desempenho de Docentes do Magistério Superior da Universidade do Rio Grande, para fins de progressão funcional (Resolução 23/92, de 21/12/92), com alterações posteriores. Já em 1993, foi aprovada a Regulamentação de Avaliação de Desempenho de Docentes do Magistério de 2º Grau da Universidade do Rio Grande, também para fins de Progressão Funcional, apresentando alterações posteriores.

1993

O COEPE aprovou a Ficha de Consulta aos Alunos como um dos instrumentos de avaliação dos docentes (Deliberação 14/93). Na sua primeira aplicação, o questionário não se mostrou eficaz, devido ao número elevado de questões a serem respondidas. Iniciou-se então, o trabalho de elaboração de um novo instrumento. 

1997

O CONSUN determina ao COEPE que regulamente a Avaliação Docente pelo Discente (Resolução 10/97), o que ocorre em 16 de outubro de 1997, com a aprovação pelo COEPE do instrumento de avaliação docente pelos discentes e determina sua aplicação para validação no segundo semestre de 1997 (Deliberação 44/97). A Deliberação 31/99 do COEPE valida o instrumento e atribui à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento - PROPLAN, a incumbência de promover a divulgação das avaliações e promover amplo esclarecimento a respeito do processo de avaliação, seus propósitos, de que forma e em que períodos ocorrerá, seu papel e ações a serem empreendidas em decorrência dos seus resultados.

2000

Com a Resolução 11/2000, de 20/6/2000 do CONSUN, fica determinada a aplicação do instrumento de avaliação, a partir do 2º semestre de 2000. Realizou-se uma investigação junto aos docentes e discentes do Curso de Engenharia Civil, quanto à sua satisfação acerca de diversos aspectos do curso, constituindo-se como embrião para a elaboração de outros instrumentos de avaliação, utilizados posteriormente pela instituição.

2004/2005

No contexto do SINAES, a Lei 10.861 estabeleceu, em seu Artigo 11, o prazo de 60 (sessenta) dias para cada IES constituir a sua Comissão Própria de Avaliação “com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”. Foi então constituída, por meio da Portaria 969/2004, uma comissão que elaborou o “Estudo para Elaboração do Processo de AutoAvaliação” da FURG que, além de conter o Projeto de Autoavaliação, submetido ao MEC/INEP, dentro do prazo determinado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, sugeriu a criação da SAI, com nível de superintendência, ligada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, tornando permanente esse processo de avaliação institucional. Também foi resultado do trabalho dessa comissão, a elaboração da proposta de constituição e regimento da Comissão Própria de Avaliação a ser submetida ao Conselho Universitário. Em 20 de dezembro de 2004, com a da Resolução 34/2004, o CONSUN aprovou o Regimento da CPA, designando em 29 de abril de 2005, através da Portaria 934/2005, os membros da primeira CPA.

2006

Através da Resolução 21/2006, o CONSUN remete ao COEPE a competência para a definição dos instrumentos utilizados na avaliação docente pelo discente e responsabiliza a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e as Comissões de Curso, com o apoio dos Departamentos, pela sua aplicação. Esta resolução determina a aplicação anual do instrumento, sempre no segundo semestre de cada ano, sendo avaliados os docentes de disciplinas anuais e semestrais de ambos os semestres. A CPA realizou, então, o trabalho de adaptar e executar o Projeto de Autoavaliação Institucional, processo que culminou com a realização do I Congresso Institucional de Autoavaliação e produziu o Relatório de Autoavaliação 2005/2006, enviado ao INEP em setembro de 2006.

2010

O ano de 2010 ficou marcado como o da implantação do Programa de Avaliação Institucional – PAI, elaborado pela então Secretaria de Avaliação Institucional (atual Diretoria de Avaliação Institucional). O momento da implantação do PAI seguiu o primeiro ciclo avaliativo da FURG no âmbito do SINAES, iniciado com a implantação da CPA em 2004 e concluído com a visita da comissão externa, ocorrida em maio de 2009. Como consequências, em 2010, foi realizada uma série de atividades contempladas no PAI. Concluindo o período, foi realizada no segundo semestre mais uma edição da Avaliação Docente pelo Discente, que contou com uma participação de 14% dos estudantes.

2011

Dentro do Programa de Avaliação Institucional, previsto para 2011, foi realizada a Avaliação Docente pelo Discente, inteiramente pela Internet, com a execução do NTI e supervisão da DAI.

2012/2013

No ano de 2012, as atividades previstas no Programa de Avaliação Institucional foram simplificadas em virtude da greve ocorrida nas IFES, que se iniciou em meados do primeiro semestre e terminou em meados do segundo semestre. A Avaliação Docente pelo Discente, atividade contemplada foi realizada apenas no ano seguinte, entre 30 de janeiro e 26 de fevereiro, sendo prorrogada até o dia 1º de março de 2013, obtendo participação de 7,07% dos estudantes.

2016

A ADD foi realizada no período de 03/11 a 30/11/2016, prorrogada até o dia 10/02/2017, referente ao período letivo 2016. O processo nesse período foi realizado via Internet e também com a utilização de tablets pelos estudantes do PET Saberes Estatísticos, que oportunizaram outra forma para que os discentes pudessem participar desse processo. A participação discente foi de 16,62%. Também neste ano foram repassadas às Coordenações de Cursos de Graduação informações oriundas dos processos avaliativos referentes aos seus cursos (denominados de Relatórios Gerenciais). Cabe destacar também que no final de 2016 foi aprovado nos Conselhos Superiores da Universidade o novo regimento da CPA, com a definição de uma nova composição dos seus membros, e a atualização do PAI para o próximo ciclo avaliativo (2018-2021).

2017

Passou a vigorar o novo regimento da CPA, através da Resolução nº 027/2016, de 09 de dezembro de 2016. Continuou-se o processo de elaboração dos Relatórios Gerenciais Anuais, por curso de graduação, com destaque para incorporação dos cursos de graduação a distância. No mês de novembro de 2017, destacou-se a realização do II Congresso de Autoavaliação Institucional, que teve como foco a avaliação por parte da comunidade a respeito do andamento do PDI 2015-2018 e o início das discussões e sugestões para o próximo PDI. Aconteceu também em novembro, o 1º Encontro das CPAs das IFES do estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, na UFRGS. Foi realizada mais uma rodada anual da Avaliação Docente pelo Discente, no período de 01/11 a 30/11/2017, prorrogada até o dia 10/12/2017, referente ao período letivo 2017. A participação discente passou pela primeira vez o nível de participação de 20%, o que não acontecia desde o início da consulta através exclusivamente da internet.

2018

Foi encaminhada a solicitação de autonomia da CPA frente ao processo de Avaliação Docente pelo Discente, a qual foi aprovada através da Resolução nº 023/2018, em 07 de dezembro. 

2019

Foi implementada a Avaliação das Turmas pelos docentes, que oportuniza ao docente avaliar a turma quando do encerramento do período de aulas. Através do diálogo entre ADD e Avaliação das Turmas, procura-se dar maior consistência a esse processo avaliativo. Quanto à ADD, já no ano de 2019, conforme todo um estudo da CPA de revisão e adequação do instrumento de pesquisa a ser utilizado, o processo com um novo questionário foi aplicado no 1º e 2º semestres. 

2020

A CPA aprovou 4 novos instrumentos da ADD para cada modalidades de ensino: graduação presencial, cursos EaD, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu. A Comissão decidiu também que para a próxima aplicação da ADD não serão considerados, na análise, as avaliações feitas pelos estudantes que foram reprovados por frequência e os que estão com trancamento de matrícula. Foi iniciado o processo de solicitação para as unidades acadêmicas de análise dos resultados da ADD. A partir dessas análises PROGRAD e PROPESP fazem suas considerações sobre o andamento do processo. Não teve a aplicação da ADD devido ao período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

2021

Com a retomada do ensino em um formato não presencial, o Ensino Remoto Emergencial - ERE, a CPA entendeu que seria possível retornar com a ADD, mas o GT ADD teria a tarefa de analisar e adequar os instrumentos ao momento. Questões referentes ao ambiente virtual de aprendizagem foram  elaboradas.

2022

Com a retomada do ensino ao formato presencial, a CPA analisou os instrumentos que haviam sido aprovados em 2020, se os mesmos necessitariam de reformulação ou adequações, a conclusão foi que poderiam ser utilizados no ano de 2022 o que se concretizou. Foi retomado o processo de solicitação às unidades acadêmicas de análise dos resultados da ADD. A partir dessas análises PROGRAD e PROPESP fazem suas considerações sobre o andamento do processo.


2023

No ano de 2023 foram utilizados os mesmos instrumentos utilizados em 2022, não houve alterações ou adequações. Em relação aos resultados, foi feita ampla divulgação nas redes sociais da Avaliação Institucional, da FURG e participação da CPA, DAI e gestores da PROGRAD e PROPESP no programa FM Café.