Na tarde do dia 10/09/21 ocorreu o teste de transmissão para as próximas visitas virtuais in loco de Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Eventos e Hotelaria.
A equipe da Secom esteve presente em SVP junto com as coordenadoras dos respectivos cursos com o intuito de testar a transmissão de imagem do Capus à comissão avaliadora do MEC a infraestrutura da universidade.
A transmissão foi compartilhada com os servidores do grupo da avaliação virtual in loco da FURG.

CPA e DAI participaram do programa FM Café que ocorreu na quinta-feira dia 02 de setembro. A conversa foi sobre a Avaliação Docente pelo Discente, pontuando a importância desse processo. 

Estudante, participe até 12/09. Contribua com sua opinião para a melhoria da FURG.

Avaliar para qualificar!

 

Para assistir ao programa, acesse aqui

DAI participou do COMGRAD deste mês para conversar com as coordenações de curso sobre Relatórios Gerenciais, ADD e Avaliação das Turmas. Encontro aconteceu no dia 25 de agosto!

Estudantes da FURG,

Em novembro desse ano teremos mais uma edição da prova do ENADE.

Você sabe o que é o ENADE e o quanto ele é importante?

Nesse vídeo (acesse aqui) que a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI/PROPLAD) preparou, você poderá saber mais sobre o que é essa prova, quem participa dela, quais as ações que o estudante deve realizar nesse processo e qual a importância da prova para a Instituição e para você.

Assista o vídeo, compartilhe com seus colegas!

   Na tarde de ontem, 13 de julho, aconteceu mais uma reunião do grupo que está discutindo a Avaliação Virtual in loco instituída pelo MEC. Nesta oportunidade o prof. Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho, professor visitante da FADIR integrou-se ao grupo. Bem-vindo!

Na manhã do dia 28/04/21 a Coordenação de Pesquisa Institucional/DAI reuniu-se com representantes da Diretoria de Gestão Acadêmica/PROGRAD, Diretoria de Desenvolvimento do Estudante/PRAE e Mobilidade Acadêmica/REINTER a fim de tratar sobre as informações solicitadas referentes aos discentes da FURG para a coleta do Censo da Educação Superior relativa ao ano de 2020 e também buscar maneiras de otimizar a inserção de dados dos estudantes no sistema acadêmico da Instituição para melhor atender a coleta de dados do Censo.

 

Na manhã do dia 03/03/21 a equipe da DAI (Luiz Eduardo, Rosaura e Mayara), a diretora da DIADG (Luiza Machado) e a Pró-Reitora de Graduação (Sibele Martins) se reuniram com a Direção (Cláudio Moss) e Coordenação do curso de Medicina (Fabiane Gatti) a fim de orientá-los sobre a abertura e os trâmites do processo de Renovação de Reconhecimento do curso que será realizado pelo MEC.

 

O encontro realizado na manhã de 25/02/2021 teve como propósito capacitar as servidoras da DIADG sobre o sistema e-MEC.
O sistema e-MEC é um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil. Todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, renovação e reconhecimento de curso, além dos processos de aditamento, que são modificações de processos, são protocolados e tramitam nesse sistema.

No dia 28 de janeiro o reitor da FURG prof. Danilo Giroldo confirmou o prof. Luiz Eduardo Maia Nery como diretor da Diretoria de Avaliação Institucional por um período de quatro anos

                   No FM Café LIVE de 19 de novembro o Diretor da Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, e a presidente da CPA, Adriana Kivanski de Senna, foram convidados para falar sobre a pesquisa de avaliação do primeiro semestre de ensino não presencial.

Para assistir acessa a página da FURG através do link!

https://www.facebook.com/FURGinstitucional2

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA 

DIRETORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI 

 

 Seguindo as definições estabelecidas pela PROPLAD, o Plano de Contingência da DAI definiu por manter as ações que abrangem as unidades que a compõem: Coordenação de Avaliação Externa e Coordenação de Avaliação Interna. As ações foram estruturadas conjuntamente entre as unidades citadas e estão descritas a seguir: 

 

1) No período de 17/03 a 20/03 haverá um revezamento para permanência de um servidor por turno na sala compartilhada entre DIPLAN e DAI. Caso o revezamento seja avaliado como positivo, o mesmo permanecerá para a semana seguinte. Ao final de cada semana, essa ação será avaliada junto à Pró-Reitoria; 

 

2) Todo o trabalho será realizado prioritariamente por home office, evitando reuniões além do estritamente necessário; 

 

3) Os arquivos de trabalho foram disponibilizados no modo de arquivamento no dropbox, acessado através de senha para garantir maior segurança; 

 

4) Os servidores permanecerão trabalhando, de suas casas, durante o horário de expediente, sendo possível contatá-los a qualquer momento; 

 

5) O contato entre os membros da Diretoria se dará diariamente por meio de aplicativos de conversa como o Whatsapp, com grupos criados para essa finalidade, e-mail para situações não suportadas pelo aplicativo e reuniões via Skype, caso alguma situação demande tal medida; 

 

6) Os servidores poderão ser chamados a comparecer presencialmente na Pró-Reitoria nas seguintes situações: a) caso o revezamento previsto no item 1 permaneça; e b) em situações pontuais que demandem a consulta/manuseio de documentos físicos; 

 

7) Caso algum servidor de outra unidade deseja contatar diretamente a Diretoria de Avaliação Institucional, os contatos são seguintes: 

Telefone da Diretoria: 3233-6918 

Celular do Diretor Luiz Eduardo Maia Nery: 991671867 

e-mail: dai@furg.br 

 

As atividades que serão realizadas pela DAI durante esse período de excepcionalidade são as seguintes: 

 

Coordenação de Avaliação Externa 

- Acompanhamento e orientação dos processos avaliativos dos cursos; 

- Acompanhamento e orientação para o processo de recredenciamento institucional; 

- Preenchimento das informações institucionais para o censo da educação superior; 

 

Coordenação de Avaliação Interna 

- Preparação do Relatório Anual da CPA para envio ao MEC; 

- Preparação dos relatórios gerenciais dos cursos de graduação; 

- Atualização e organização de arquivos da CPA. 

 

 As atividades citadas são aquelas atividades essenciais executadas pela DAI, para as quais há demandas dos órgãos externos a FURG ou são imprescindíveis para o andamento do planejamento da Universidade. A essas atividades citadas outras são somadas de acordo com o andamento das atividades da FURG durante esse período de excepcionalidade. 

É com satisfação que a FURG recebeu os relatórios dos avaliadores do INEP/MEC sobre o processo de avaliação in loco para reconhecimento dos cursos de Relações Internacionais e de Comércio Exterior, ambos do campus de Santa Vitória do Palmar. As visitas ocorreram nos dias 2 e 3 de março para o curso de Relações Internacionais e nos dias 12 e 13 de março para o curso de Comercio Exterior. Os dois cursos obtiveram conceito 4 (o conceito máximo do MEC é 5), considerado como bom pelo MEC. Agora as coordenações de curso vão analisar, em conjunto com seus NDEs, os respectivos relatórios para poderem definir futuras ações visando melhorar ainda mais os seus cursos.

 

Comércio Exterior

 

Relações Internacionais

 A primeira reunião do ano da CPA aconteceu na segunda-feira, dia 16/03/2020, e atendendo às medidas de prevenção frente ao avanço do Coronavírus, foi uma reunião diferente das habituais: com um reduzido número de membros participando presencialmente. Além desses, participaram por webconferência, o discente de graduação Roger Machado e os membros do campus de São Lourenço do Sul, Antônio Lopes e Mônica Wetzel. A pauta era única: Aprovação do Relatório de Autoavaliação 2019, os membros presentes e ainda a Prof.ª Dulce Helena Porto Meirelles Leite (por contato telefônico) aprovaram com unanimidade o Relatório. Fez-se necessária a realização da reunião, pois o prazo para envio do Relatório ao MEC/INEP é até o dia 31/03/2020, e após a aprovação o material passa por uma revisão linguística do GT Revisão, composto pelas Prof.ª Mairim Piva e Prof.ª Kelli Machado.

 

A iniciativa que tem o objetivo de avaliar e fornecer subsídios aos professores para formular seus planejamentos do próximo ano, terá mais uma semana de duração. O prazo para que estudantes avaliem seus professores foi prorrogado até o dia 29 de novembro, sexta-feira. A Avaliação Docente pelo Discente engloba todas as instâncias de ensino na FURG e os formulários de avaliação podem ser respondidos por estudantes de graduação, pós-graduação ou residência.

O diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Eduardo Nery, explica que o processo de ensino precisa ser constantemente avaliado e repensado pelos professores, para que eles possam melhor se adequar aos objetivos de formação dos cursos em que atuam. “A participação dos estudantes na Avaliação Docente pelo Discente, através da sua análise crítica e responsável dos aspectos positivos e aspectos a melhorar do desempenho docente, é fundamental para a melhoria do ensino na Universidade”, destaca.

Como avaliar

Para participar, basta acessar o Sistema FURG. No menu vertical, à esquerda, há a opção Avaliação dos Docentes. Ali, está disponível o formulário de avaliação para cada disciplina cursada no segundo semestre, ou ainda para as disciplinas de oferta anual. O questionário é composto por 10 questões objetivas e há um campo para sugestões e comentários, cujo preenchimento é opcional.

O que acontece depois

“As respostas dos estudantes, após o término do período letivo, são repassadas aos próprios professores, aos coordenadores de curso e aos diretores das Unidades Acadêmicas. De posse desses resultados os professores podem rever a necessidade ou não de reestruturar as suas atividades de ensino”, relata Nery.

O diretor de Avaliação também destaca que é a partir da ADD que os coordenadores de curso e diretores das unidades acadêmicas conseguem identificar necessidades de capacitações em aspectos apontados como deficientes pelos estudantes. Esse processo envolve outros setores da universidade, como a Diretoria Pedagógica da Prograd.

Todas as informações preenchidas são anônimas e o resultado da avaliação será divulgado em fevereiro do próximo ano, após o fim do período letivo.

FONTE: SECOM 

Participe em https://sistemas.furg.br

 

Quem ainda não respondeu ao questionário de avaliação do Sistema de Bibliotecas (SiB) da FURG, terá até o final do mês para participar. Para responder, clique aqui.

O objetivo da avaliação é, a partir da opinião dos usuários, promover melhorias nas bibliotecas. Por isso, é estratificada por públicos – estudantes, docentes e técnico-administrativos – e por unidade da biblioteca a ser avaliada.

As avaliações anteriores foram fundamentais para o planejamento de ações. Em 2018, por exemplo, foram instaladas câmeras de segurança para os guarda-volumes da Biblioteca Central, a partir de sugestões dos usuários indicadas na pesquisa do ano anterior. Outra ação - essa em caráter contínuo - foi a padronização do sistema de localização de exemplares, otimizando a busca por obras específicas.

De acordo com as últimas avaliações, ainda, a quantidade de salas de estudo na Biblioteca Central foi apontada como deficitária. Em 2018, com a reformulação do espaço administrativo, foi possível disponibilizar mais duas salas de estudos, totalizando nove. A biblioteca do campus de Santo Antônio da Patrulha também ganhou um espaço para este fim.

FONTE: SECOM 

Participe em https://consultas.furg.br/

Veja o vídeo de divulgação aqui

 

Encerra hoje a avaliação da estrutura dos campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Os professores, técnico-administrativos em educação e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação dos campi fora de Rio Grande poderão participar no site https://consultas.furg.br/.  Essa avaliação tem por objetivo subsidiar à Reitoria e aos Conselhos Superiores da FURG para que possam decidir por adequações nas normativas da Universidade e de seus campi

 

Nos dias 30 e 31 de maio, a FURG recebeu a vista de dois avaliadores do MEC para realização da verificação in loco da organização didático-pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura do curso de Biblioteconomia para fins de renovação de reconhecimento do curso. O relatório final da avaliação foi enviado pelo MEC nessa sexta-feira, dia 7. Para os avaliadores, o curso de Biblioteconomia da FURG apresenta elementos de qualidade máxima que estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas para o curso de Biblioteconomia no Brasil, atribuindo dessa forma um CONCEITO FINAL 5. Dos cursos que já tiveram o seu processo de avaliação in loco finalizados pelo MEC nesses últimos 2 anos, a Biblioteconomia é o sexto curso a receber a nota máxima. No ano passado, os cursos de bacharelado em Artes Visuais, licenciatura em Letras – Português/ Francês, Oceanologia e Pedagogia e, neste ano, o curso EAD em Ciências, também obtiveram o conceito 5.

A FURG, entre os dias 22 e 24 de abril, passou por um processo de avaliação in loco realizado por avaliadores do MEC, com a finalidade de verificar sua condição para ser recredenciada como uma Universidade apta a continuar a oferta de cursos de ensino a Distância (EaD) tanto de graduação quanto de pós-graduação, bem como as diferentes ações educativas nesta modalidade.

Foram analisados cinco eixos envolvendo organização didática pedagógica da Universidade, planejamento e avaliação institucional, políticas de gestão, políticas acadêmicas, qualidade de seus professores e técnico- administrativos em educação e da sua infraestrutura, bem como sua estrutura e políticas específicas da EaD, obtendo ao final do processo Nota 5.

Nos três dias, além de visitarem diversas instalações da FURG, os avaliadores analisaram as documentações apresentadas pela Universidade e fizeram reuniões com os gestores, técnico-administrativos em educação, docentes, coordenadores de cursos e com a equipe da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).

 

A FURG receberá, no período de 24 a 26 de setembro, três avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Eles irão cumprir agenda de visita à universidade para realizar a avaliação da instituição para fins de recredenciamento e assim o oferecimento de cursos de educação a distância (EAD). 

A visita dos avaliadores prevê reuniões com os dirigentes, servidores e discentes da FURG, além de visita às instalações e realização de análise documental referente à comprovação das atividades acadêmicas e administrativas. Os documentos estão sendo recolhidos pelas pró-reitorias, unidades vinculadas à reitoria e unidades acadêmicas. 

Além desses  documentos, é imprescindível a colaboração dos docentes para a entrega dos comprovantes da produção científica de 2015, 2016, 2017 e 2018, cópia do diploma de maior titulação (frente e verso) - também a certidão de vínculo funcional que estão sendo solicitados pelas Unidades Acadêmicas à qual estão vinculados e o envio, pelos coordenadores de curso, do PPC dos cursos (atualizados) para a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação- DIADG da Prograd. 

Fonte: Site da FURG

A Comissão Própria de Avaliação - CPA juntamente com a Diretoria de Avaliação Institucional - DAI, aproveitaram a reunião ordinária mensal da comissão, ocorrida ontem, dia 20 de agosto, para comemorar o aniversário de 49 anos da FURG.

Ocorreu no dia 17 de maio de 2018 o II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, organizado pela CPA e Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

O evento teve como propósito compartilhar experiências para qualificar os processos, reunindo representantes das demais IFES do estado. O próximo encontro será organizado e sediado pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa no ano de 2019. 

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A Diretoria de Avaliação Institucional - DAI, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração - PROPLAD, divulga o resultado final do processo de seleção do edital divulgado no dia 23/04/2018. Foram selecionados dois candidatos que devem comparecer na DAI, na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, às 16h.

Acesse aqui

A Universidade Federal do Rio Grande está organizando o II Encontro das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições Federais de Educação Superior do Rio Grande do Sul

A DAI (Diretoria de Avaliação Institucional) e a  DIADG (Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação) se reuniram com com o Professor Daniel da Silva Silveira coordenador e a Professora Tanise Paula Novello, coordenadora adjunta do curso de Ciências EaD, junto com o Professor Elton Colares do ICB (Instituto de Ciências Biológicas), atualmente avaliador do INEP, na  tarde do dia 18/04 na sala de reuniões da PROPLAD (Pró-reitoria de Planejamento e Administração), para tratar do preenchimento do formulário eletrônico para reconhecimento do curso.

A Comissão Própria de Avaliação - CPA junto com a Diretoria de Avaliação Institucional- DAI , durante a reunião ordinária no dia 16 de abril, na sala número 15 da Secretaria de Educação a Distância - SEaD  realizou a entrega do Relatório de Autoavaliação Institucional de 2017, já encaminhado ao MEC, ao vice-reitor Danilo Giroldo.

 

 

De 02 de abril até o dia 15, será realizada pesquisa de opinião referente ao processo de Autoavaliação Institucional 2018 FURG. Participam desse processo toda comunidade universitária pertencente aos campi de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e dos Polos EaD. Essa comunidade é formada pelos discentes de cursos presenciais e de cursos a distância, docentes, tutores EaD e técnico-administrativos em educação. A sua opinião é muito importante para a construirmos uma Universidade cada vez melhor. A sua resposta contribuirá para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período 2019/2022. PARTICIPE! Basta acessar usando login e senha. http://www.consultas.furg.br

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sediou no dia 29 de novembro de 2017 o Encontro das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) do Rio Grande do Sul.

http://www.ufrgs.br/sai/dados-resultados/noticias

A FURG QUE VOCÊ QUER E AJUDA A CONSTRUIR !

Participe através do site www.sistemas.furg.br - Acessse e participe.

 

A Diretoria de Avaliação Institucional, juntamente com a Comissão Própria de Avaliação participaram do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap), palestrado por Denise Leite, Profª. Drª. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema discutido nesta edição do encontro, organizado em parceria entre as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Planejamento e Administração (Proplad), foi a Avaliação Institucional, abordando e destacando itens importante para todo processo.

 

 

A Diretoria de Planejamento (Diplan) e a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), realizaram nos dias 22, 23 e 26/05 a capacitação das Comissões Internas de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Acadêmicas e Administrativas. As comissões tem a função de assessorar os processos avaliativos e o planejamento das Unidades a que pertencem.

As CIAPs foram divididas por área, ao longo dos três dias de capacitação, no intuito de aproximar o debate às necessidades especificas de cada uma. No dia 22 ocorreu a capacitação das Unidades Acadêmicas, no dia 23 foram capacitadas as comissões das Pró-Reitorias, Órgãos Vinculados e Reitoria e no dia 26, através de web conferência, os demais campi da FURG.

Os temas abordados na capacitação foram divididos em três momentos: o primeiro abordou o processo de autoavaliação institucional, os ciclos avaliativos da Universidade e os processos de avaliação externa dos cursos de graduação; o segundo momento abordou o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), apresentando suas estruturas e a forma como foram construídos a partir dos resultados da autoavaliação institucional. Ao final, foi debatida a construção dos planos de ação anuais, bem como sua inserção no sistema.

 

 

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             Nos dias 21/03 e 22/03, a Comissão Própria de Avaliação - CPA, a Diretoria de Avaliação Institucional - DAI e a Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD esitveram presentes na visita dos avaliadores externos do MEC à Santa Vitória do Palmar, para reconhecimento do curso de Tecnologia em Eventos, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.

 

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A Diretoria de Avaliação juntamente com a Diretoria de Planejamento e Administração , estiveram presentes na Reunião de Capacitação das CIAPs, no dia 27 de Outubro, aproveitando a oportunidade foram entregues o material da Avaliação Docente pelo Discente, que está acontecendo no mês de Novembro, para maior divulgação desse processo avaliativo.

 

 

 

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 No dia 14/09/2016 a Diretoria de Avaliação Institucional - DAI e a Comissão Própria de Avaliação - CPA, participaram da Reunião da Comissão de Graduação - COMGRAD, com os coordenadores de cursos, onde foi apresentado os objetivos dos Relatórios Gerencias e sua importância.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Diretoria de Avaliação Institucional - DAI, juntamente com a Comissão Própria de Avaliação -CPA e a Coordenação de Pesquisa Institucional - CPI estiveram presentes no 2 ° Simpósio Avaliação da Educação Superior - AVALIES que ocorreu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de  31 de agosto á 2 de setembro de 2016,  organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de debater o estado da arte e provocar a interação entre pesquisadores da área.

 

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