Durante as discussões para a construção do atual Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) 2011-2022 e da elaboração do Programa de Avalição Institucional para o quadriênio 2010-2013, vislumbrou-se a necessidade da criação em cada unidade acadêmica e administrativa da FURG de uma comissão interna que auxiliaria na condução do processo de autoavaliação e elaboração do planejamento. Desta forma, em 21 de maio de 2010 (Portaria 1031/2010 da PROPLAD) foi instituída em todas as unidades as Comissões Internas de Avaliação e Planejamento (CIAPs). Mais recentemente, para melhor entendimento do papel dessas comissões foram definidas as seguintes atribuições para as CIAPs (Instrução Normativa nº 002/2017 da PROPLAD):

  1. auxiliar na implementação dos processos de autoavaliação institucional em consonância com a Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  2. auxiliar no processo de organização e acompanhamento de avaliadores externos, juntamente com a CPA e a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI);
  3. auxiliar na elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Ação Anual;
  4. manter um calendário de reuniões periódicas para acompanhamento e avaliação do planejamento da Unidade;
  5. participar das capacitações promovidas pela Diretoria de Planejamento (DIPLAN) e DAI.